quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012
PRIMEIRO DOMINGO DE QUARESMA Ano B
Mc 1, 12-15
“Durante quarenta dias, no deserto, ele foi tentado por Satanás”
Os três evangelhos sinóticos contam a história das tentações de Jesus no deserto - Marcos duma forma muita resumida, Mateus e Lucas mais detalhadamente. Mas devemos lembrar que estes relatos procuram expressar uma experiência mística de Jesus, e então não devem ser interpretados ao pé da letra, duma maneira fundamentalista!
Uma coisa logo chama a atenção – nos três Evangelhos as tentações vêm logo após o batismo de Jesus! O batismo significava o assumir público da sua missão, como Servo de Javé. Logo após este compromisso, ele tem que enfrentar as tentações. Aqui a experiência de Jesus é como a nossa própria - nós temos compromisso com o projeto de Deus, mas entre o nosso compromisso e a nossa prática do seguimento de Jesus, existem muitas tentações!!
Marcos sublinha que “o Espírito impeliu Jesus para o deserto”. O Espírito não conduz Jesus à tentação, mas é a força sustentadora dele, durante as suas tentações. Como o Espírito dava força a Jesus, Marcos quer ensinar às suas comunidades que elas também poderão contar com este apoio do Espírito Santo nos momentos difíceis da vivência da sua fé!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário